Exploração Turistica
1. O que é território turístico e como ele se define?
Toda a análise sobre a participação do turismo na produção do espaço geográfico, ou seja, sobre a criação de territórios turísticos, deve considerar o conjunto de relações em que se desenvolve a atividade, bem como suas dimensões global e local.
A dinâmica da produção de territórios turísticos (ou seja, da apropriação dos espaços pela prática social do turismo) comporta, com a incorporação de novos espaços, o abandono parcial ou total de outros, pois, entre os fatores que determinam sua valorização.
A intensificação do uso do turístico de dada porção do espaço geográfico leva a introdução multiplicação e, em geral, concentração espacial de objetos cuja função é dada pelo desenvolvimento da atividade. Nesse processo a apropriação dos espaços pela prática social do turismo está a gênese dos territórios turísticos.
2. De que modo o turismo se apropria dos espaços naturais, que atividades são desenvolvidas e que transformações se verificam aí? Foi na década de 1990 que modalidades de turismo relacionadas a espaços naturais cresceram em importância no conjunto dos segmentos das viagens turísticas. Têm nos recursos naturais seu principal objetivo de consumo, diferentemente das práticas de turismo de massa que requerem um imenso leque de infraestrutura urbanas. Ecoturismo, turismo ecológico e turismo de natureza são algumas denominações de caráter geral atribuídas ás práticas de turismo que estão ocorrendo em áreas naturais. Essas denominações abarcam as mais diversas atividades como práticas de esportes na natureza, como rafting, o rapel, o tracking, safáris fotográficos, entre outras atividades. As transformações que se verificam primeiramente é o crescimento galopante das práticas de ecoturismo, sendo este um produto novo no mercado do turismo, se comparando com o produto do turismo de massa. Em segundo lugar, há que se considerar que de meados da década