Exploração sexual infantil
Exploração Sexual Infantil
2. OBJETO DE ESTUDO
Este assunto tem sido debatido em muitas conferências a nível mundial devido à importância da proteção dos direitos da criança e do adolescente, pois se faz necessário a proteção desses seres humanos hipossuficientes que não detém a capacidade para se defender sozinho.
3. PROBLEMA DA PESQUISA
Quais as medidas necessárias para o combate à Exploração Sexual Infantil, sendo este um fenômeno freqüente e que envolve vítimas indefesas.
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivos Gerais
O crime de Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes alimenta-se do medo das vítimas de denunciar as agressões, nutrem-se da omissão ou falência pública para lidar com a questão e ganham força na silenciosa cumplicidade social. Acompanhados por receio ou tabu, o tema carece da mobilização de todos os setores da sociedade para ser enfrentado. O objetivo deste projeto é mostrar que podemos combater a impunidade, assegurar os direitos e proteção da criança e do adolescente através da implantação de políticas púbicas e com a participação de todos.
4.2 Objetivos Específicos
- Criar condições que possibilitem às crianças e aos adolescentes vitimados e suas respectivas famílias, o resgate e a garantia dos direitos; o acesso aos serviços de assistência social; saúde; educação; justiça e segurança; esporte, lazer e cultura; guardando compromisso ético, político e a multidisciplinaridade das ações;
- Construir, em um processo coletivo, redes de atenção para garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes; o fortalecimento de sua auto-estima e o restabelecimento do direito à convivência familiar e comunitária em condições dignas de vida e garantir o atendimento psicossocial e jurídico às vítimas que tiveram seus direitos negados.
5. JUSTIFICATIVA
Seja qual for o número de crianças e adolescentes que sofrem violência sexual que se vê nas estatísticas, seja quantos milhares forem, devemos ter em mente