Explorando e Construindo um Conceito de Gestão Democrática.
Democracia e poder. O poder em questão que torna a gestão um processo político, para essa perspectiva da gestão democrática, não e a capacidade da parte de quem o controla em levar os outros sujeitos não-controladores desse poder a fazerem o que aqueles desejavam, e ainda legitimamente reconhecendo a relação de dominação. O poder decorrente da capacidade humana de agir em conjunto com outros, construindo uma vontade comum.
A política na escola reconhece que o poder em questão decorre de um contrato firmado entre as pessoas que compõem essa instituição, se trata sempre de poder, pois a política somente existe onde há poder em questão. A escola, como instituição que tem a tarefa de promover o dialogo, a humanização do humano e a sua emancipação. Abre Mao de suas posições, mesmo tendo frágeis argumentos para mante-las, pois tem, neste caso, o principal argumento: a força.
A gestão democrática e aqui compreendida então, como um processo político n qual as pessoas que atam na/sobre a escola identificam, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas.
Tem côo base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola. A questão da escola pública pode ser entendida pretensamente como um processo democrático, no qual a democracia e compreendido como principio. Parece que há dificuldades para a constituição dessa educação política e, pior, em seu lugar parece haver a constituição de elementos de reprodução do autoritarismo pela própria educação escolar. as possibilidades de superação das desigualdades sociais, reproduzidas –pelo sistema de ensino, são pauta de uma ação social / coletiva, por meio da qual a educação escolar busca rever seus rumos, suas