Explorando as áreas de atuação do profissional administrador
Sabemos que as áreas da administração são interdependentes e nessa relação todas têm uma importância vital ao bom funcionamento da empresa. Uma delas, a qual possui uma forte ligação com todos os setores é a área de Recursos Humanos. Sabemos que não podemos ter uma empresa sem funcionários e estes precisam ser recrutados, entrevistados, analisados, contratados. Também precisam receber salário, pagar contribuições, receber benefícios e outros direitos. E, além de tudo, necessitam de boas políticas na empresa. Tudo isso faz com que a área de Recursos Humanos seja uma das que mais se destacam entre as demais.
O objetivo deste trabalho é apresentar a história, atribuições e, também tendências e perspectivas desta área que está sendo a cada dia mais valorizada.
Explorando as áreas de atuação do Profissional Administrador – RECURSOS HUMANOS
As empresas ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento estão naturalmente criando e aprimorando conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundo globalizado, definindo assim, a incessante busca pela competitividade. Estas, segundo Ferraz (apud Pizolotto e Piccinini 2000) , estão ligadas aos fatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, introduzindo novas formas de gestão de recursos humanos, procurando reformular seu relacionamento com a força de trabalho, objetivando melhorias contínuas de produção e visando atrair os trabalhadores à co-participação dos desafios competitivos contemporâneos.
As organizações vêem adotando novos padrões de relação de trabalho onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores na tomada de decisões das empresas. E um dos fatores que merece destaque é a valorização do capital intelectual, como também, a transformação dos recursos humanos de uma atuação operacional para atuação estratégica.
A evolução da história da administração de recursos humanos no Brasil pode ser divida em três fases:
1. Era da