organizações,administração e administrador
Ao conceituar as organizações é interessante que se entenda antes a sua existência, sabe-se que são as organizações responsáveis pelos bens e serviços de que a sociedade precisa para sua sobrevivência na atuação de valores e realizações pessoais.
Diferentemente da época da antiguidade, ás organizações se tornaram complexas em seu volume, melhorando cada vez mais a sua competitividade e exigência perante a sociedade.
Hoje, são muito bem administradas, adquiriram sua própria identidade, ideologias e recursos para atingir as metas necessárias ao alcance de um objetivo.
Segundo CURY, (2000) a organização é um sistema planejado de esforço e corporativo no qual cada participante tem um papel definido em dever e execução das tarefas. CLASSIFICAÇÃO:
Flexibilidade; a organização menos flexível, preza pelo estilo burocrático quanto que a mais flexível, prega o estilo adhocrático ( sendo que os dois conceitos foram desenvolvido por MAX WEBER e ALVIN TOFFER.
Complexidade; se refere ao processo interno da organização, a forma de gerir e a estrutura funcional.
Histórica; devido ao padrão moderno de gerir e sua tradição e contemporâneo.
Administração
O termo administração vem do latim administratione, e significa direção e gerência, é fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções, com o objetivo de disciplinar fatores de produção.
O bom desempenho da administração depende exclusivamente que o profissional atuante, consiga liderar de forma inteligente em suas decisões e se mostrar capaz e apto e ainda disposto a negociar e comunicar-se em situações que requer acima de tudo, maturidade.
O primeiro a definir tais funções para a administração foi HENRI FAYOL, também com a contribuição de outros grandes gênios como; FREDERIK TAYLOR , HENRY FORD e MAX WEBER. Suas características são:
Prever;
Organizar;
Coordenar;
Comandar e
Controlar
Sendo que as