Experiências
• Material necessário
Álcool
Amoníaco (amônia)
Copos
Fenolftaleína
• Modo de fazer
Coloque mais ou menos um dedo de álcool em um copo, depois pegue uma colher e ponha uma pitadinha de fenolftaleína e misture até dissolver bem no álcool, depois que tiver bem dissolvida, pegue e jogue em um copo com dois dedos de água e misture os dois, depois de misturar, ponha uma tampinha de amoníaco na água e pronto.
• Porque acontece isso ? A fenolftaleína é um indicador ácido base, ou seja, quando não é ácido nem base, a cor da fenolftaleína á branca, e quando é base, ela quase desaparece, mas quando a gente coloca uma substância básica como o amoníaco, a fenolftaleína fica rosa. Acontece que o amoníaco, uma mistura de amônia com água evapora muito fácil, então a amônia que está na água vai embora e fica só água. Então enquanto o amoníaco está misturado fica rosa, porque a fenolftaleína esta indicando que e uma substancia base, mas na hora que evapora, o amoníaco vai embora e a fenolftaleína vai voltando a sua cor original.
A mágica da água que muda de cor
• Material necessário
Jarra
Repolho
Colher
Copos
Vinagre Soda Cáustica
Bicarbonato de Sódio
• Modo de fazer
Corte um repolho, ponha ele dentro de uma vasilha com água e ponha no microondas, tire os pedacinhos e ponha o suco de repolho na jarra. Pegue 2 copos e encha-os com um pouco de água, depois misture a soda cáustica em um copo, e o bicarbonato de sódio no outro, depois pegue mais um copo e encha-o com vinagre. Depois misture a água de repolho em cada um dos copos e pronto.
• Porque acontece isso ?
O repolho roxo é um indicador de acidez, quando mistura ele com o vinagre, por exemplo, ele muda de cor vai ficando rosa, quando eu misturo ele com uma substância básica, como o bicarbonato de sódio, ele fica azul e quando eu misturo com