Porque aprender empreendedorismo
* Um dos maiores desafios do ensino brasileiro é o de parar de preparar os jovens para serem empregados e passar a formar empresários - empreendedores, pessoas capazes de transformar sonhos em realidade. * A questão é: como fazer isso? Já que os empresários aprendem mais com a prática do que com a teoria. * O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipando aos fatos e tendo uma visão futura da organização. * No período de 1980 a 2000, as grandes empresas americanas demitiram 5 milhões de funcionários e as pequenas admitiram 34 milhões, no mesmo período. (Revista Fortune, 2001) * Nos EUA, as empresas com menos de 500 funcionários empregam 53 % da mão-de-obra e são responsáveis por 51 % do PIB.
Definição de Empreendedor
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”
Joseph Schumpeter (1949)
“O empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente”.
Kirzner (1973)
“O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.”
História do Empreendedorismo
* O primeiro empreendedor pode ser considerado o aventureiro Marco Polo, ao tentar estabelecer uma rota comercial para o Oriente (Ásia); * Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção; * Richard Cantillon escritor e economista do século XVII é considerado o criador do termo empreendedor (aquele que assume riscos) ao diferencia-lo do capitalista (aquele que fornece o capital); * Com o