experiÊncia
Materiais:
- 2 Baker
- Água
-Trigo
- Açúcar
- Fermento biológico
- 2 Bisnagas de festa
Procedimentos:
1º passo: Em um Baker, acrescentamos a água, trigo, açúcar e o fermento biológico, e mechemos e colocamos uma bisnaga ao redor do Baker, e deixamos exposto ao calor.
Em outro Baker acrescentamos a água, fermento biológico, mechemos e colocamos a bisnaga também ao redor do Baker, e deixamos em um lugar muito úmido (frigobar).
2º passo: Após alguns minutos o Baker que estava exposto ao calor, fez com que a bisnaga enchesse de ar (carbono CO2), e deixando a bisnaga erguida, esse gás carbônico foi liberado pelo açúcar e trigo e com a ajuda do calor fez com que a bisnaga erguesse.
Já, o que estava em um ambiente úmido murchou, pois o ar fez com que o açúcar não liberasse o carbono (CO2).
Depois que observamos a bisnaga murcha, resolvemos colocar o Baker exposto ao calor, para observarmos melhor a liberação do CO2, e então após alguns minutos a bisnaga estava se erguendo por conta do calor.
Os diversos tipos de pesquisa científica
Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência (produção de conhecimento) a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta. Não gosto de dizer que se faz ciência, mas que se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é portanto o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.
É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Num exemplo grosseiro eu não poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma pá. Da mesma forma eu não poderia fazer um buraco no cimento com uma pá; eu precisaria de uma picareta. Por isso a importância de se definir o tipo de pesquisa e