Experiência número 11 - Calor de Reação
TURMA DE ENGENHARIA QUÍMICA 02216 – TURMA QMC5125
RELATÓRIO
EXPERIÊNCIA NÚMERO 11 – CALOR DE REAÇÃO
FERNANDA P. ROTUNNO
THATYARA C. S. PEREIRA
FLORIANÓPOLIS, 01 DE OUTUBRO DE 2012
Resumo do Experimento
O experimento realizado foi o de número 11 sobre Calor de Reação. O principal objetivo era fazer com que o aluno soubesse fazer a correta utilização de um calorímetro.
O experimento foi dividido em duas partes. A primeira era fazer com que uma pequena vela colocada dentro do calorímetro, atuando como fonte doadora de calor, esquentasse a água que havia em uma lata pequena. Foi medida a temperatura antes de a água ser aquecida, e a mesma encontrava-se a temperatura ambiente de 24°C e então medida sua temperatura depois de cinco minutos de aquecimento onde foi encontrado o resultado de 38°C. Após o experimento foi medida a massa da vela e percebeu-se que mesmo tentando apagá-la de maneira que não houvesse muita perda de massa ela apresentava essa medida menor. Isso se deve ao fato de que quando ocorre uma reação de combustão parte do material queimado se transforma em outro tipo de material e energia; nesse caso; o material, vela, transformou-se em cinzas, cera derretida, e calor.
Na segunda parte do experimento era para ser feita a medida do Calor de solidificação, para esse experimento foram utilizados: Bico de Bunsen, tela de amianto, suporte universal, béquer e tubo de ensaio com cera sólida dentro. No primeiro momento foram medidas as massas do tubo de ensaio com cera derretida e também do béquer vazio e depois do béquer com água. A experiência consistia em fazer com que a cera contida no tubo derretesse até ficar líquida. Após tornar-se líquida deveríamos esperar os primeiros sinais de solidificação da cera. Quando isso acontecesse o tubo que continha a cera seria colocado no béquer com água a temperatura ambiente, esperando que a cera voltasse novamente a solidificar-se