Experiência de crianças com tablet na Etiópia
Enviado por luisnassif, sex, 09/11/2012 - 06:46
Por André Paulistano
Do Blog do Graveheart
Crianças da Etiópia hackeiam um tablet em apenas cinco meses. Porque isso é importante?
Por graveheart
A notícia saiu na semana passada, mas não deixa de ser interessante: a fundação OLPC (One Laptop per Children) deixou na mão de algumas crianças em várias aldeias da Etiópia unidades do Motorola Xoom. Crianças na idade entre 4 e 8 anos, paupérrimas, a maioria nunca tendo visto qualquer tipo de tecnologia mais avançada e analfabetos. O resultado ao final de cinco meses impressionou até mesmo os mais otimistas: as crianças foram capazes não apenas foram capazes de usar corretamente o tablet, como também conseguiram hackear o aparelho!
A experiência da OLPC era simples: em conjunto com alguns técnicos da própria Etiópia, eles criaram cabanas repletas de paineis solares (para que fosse possível recarregar os aparelhos) e em várias vilas do país deixaram um presente para as crianças. Caixas e mais caixas com o Motorola Xoom dentro. E só. Nenhum deles instruiu as crianças sobre o uso, não havia ninguém ali para ensinar as crianças a sequer ligar o tablet. A idéia era ver o que acontecia. Como relata Nicholas Negroponte (presidente da OLPC), o resultado foi impressionante (tradução livre):
“Nós deixamos as caixas ali. Fechadas. Sem instruções, nada. Pensamos: “as crianças vão brincar com as caixas! Mas em coisa de quatro minutos, uma das crianças abriu a caixa, e encontrou o botão liga/desliga. Ele nunca havia visto um botão desses em toda sua vida, mas mesmo assim ligou o tablet. Em menos de cinco dias, cada criança usava em média 47 apps por dia. Em duas semanas, eles já estavam cantando algumas canções em inglês. E, em cinco meses, eles já haviam hackeado o Android. Algum idiota em nossa organização havia desabilitado a câmera dos tablets! E as crianças perceberam que ali deveria haver uma câmera, e hackearam o