experiência de atuação do professor da educação básica direcionada às práticas de ensino inclusivas
Com uma metodologia diversificada a educadora utilizou em sua prática pedagógica, uma música que falava da importância do nome, percebeu-se que havia um aluno que apresentava dificuldades na aprendizagem dos fonemas e grafemas do seu nome. Sendo assim ela usa um velho recurso; o macarrão chamado “Sopa de Letrinhas”; colocando-o num recipiente e oferecido cru às crianças para análise e síntese das letras do seu nome. Em seguida usando o crachá com o nome do respectivo aluno, onde o mesmo analisava-o e buscava as letras para a montagem do seu nome, atingindo assim o objetivo proposto.
Segundo Pedro Demo (vol.3, nº 2, 2010) “Aprender bem é possível, por que não se trata de atividade excepcional ou observada a cérebros pretensamente superiores. No entanto, a aprendizagem do aluno depende sumamente da aprendizagem do professor” Só há na educação básica experiências exitosas, quando o professor através do seu conhecimento, consegue captar e sanar as dificuldades de seus alunos, atingindo seus objetivos; e usando metodologias diversificadas priorizando o trabalho lúdico.
Considerando a prática pedagógica da professora citada acima, a experiência escolhida pode ser reproduzida em qualquer contexto cultural e social de nosso país. A educadora realizou um papel de mediadora do conhecimento, sendo muito criativa e observadora da situação, conseguindo sanar as dificuldades do seu aluno.
Portanto pode-se realizar a experiência exitosa acima em qualquer realidade, desde que haja um educador comprometido, experiente, criativo e com muita