EXPERIMENTO II MRU MRUV 1
RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO.
Este experimento consiste em duas etapas. A primeira é a realização do
Movimento Retilíneo Uniforme. A segunda é a realização do Movimento
Retilíneo Uniformemente Variado.
Introdução
Os movimentos retilíneos uniformes foram escolhidos para introduzir e discutir alguns métodos gráficos de aplicação geral em vários ramos da ciência, e por este motivo sugerimos que o experimento seja realizado concentrando a atenção do aluno nos métodos utilizados e na análise feita com eles.
Neste experimento utiliza-se um trilho de ar com atrito tão pequeno que pode ser considerado desprezível. Para descrever a cinemática de um movimento precisa-se saber como a posição e a velocidade evoluem com o tempo. Os comportamentos da posição e da velocidade, com o tempo, podem ser visualizados em gráficos e a equação matemática pode ser obtida pela análise dos gráficos. O método de análise de gráficos feitos manualmente consiste em: 1) fazer um gráfico em papel milimetrado e a partir do formato da curva sugerir uma equação que relacione as variáveis envolvidas; 2) traçar o gráfico da função linearizada e determinar os coeficientes da expressão; 3) escrever a equação obtida experimentalmente, atribuir um significado físico aos coeficientes e comparar o resultado final com a previsão feita pela teoria.
PRÉ-RELATÓRIO (MRU E MRUV)
1. Escreva as equações que caracterizam um movimento retilíneo uniforme: •
Expressão da posição do corpo em função do tempo.
•
Expressão da velocidade em função do tempo.
•
Expressão da velocidade em função da posição.
2. Antes de prosseguir, leia atentamente o texto de apoio sobre
“Elaboração e Interpretação de Gráficos”. Faça um treinamento seguindo as instruções do texto para construir e analisar o gráfico de posição versus tempo correspondente aos dados da tabela abaixo.
Tabela.: Posição versos tempo no movimento de um corpo.
T (s) ±0,1 ݏ
1,0 2,0 3,0
4,0
5,0
S