Experimento do manômetro em U
Por tratar-se de dois líquidos não miscíveis, devido principalmente à diferença de densidade entre os dois, a água e o óleo, colocados juntos em um recipiente e sujeitos à ação da gravidade, tendem a formar uma superfície de separação entre eles, estabelecendo um equilíbrio absoluto destes líquidos.
Este experimento foi realizado com o objetivo de obter a medida da densidade absoluta do óleo, através da utilização de um manômetro em formato de “U”, adicionando-se um volume de água no tubo, que foi devidamente demarcado e posteriormente acrescentando-se um volume específico (não lembro as quantidades) de óleo de cozinha no mesmo recipiente, pôde-se verificar que existia uma diferença de altura da coluna de água em relação ao nível da superfície de separação entre os líquidos e a altura da coluna de óleo em relação à mesma superfície. Não sei se a figura é necessária, mas serve para ilustrar.
Partindo-se do princípio de que os líquidos se encontram em estado de equilíbrio e conforme o princípio de Pascal, a pressão exercida pelo óleo sobre a água no ponto de contato entre os líquidos é a mesma encontrada sob a coluna de água ao mesmo nível da superfície de separação. Apartir desta premissa pode-se concluir que a coluna de água que está acima do nível de contato entre os líquidos exerce pressão idêntica à exercida pela coluna de óleo sobre o mesmo nível. Assim, temos a seguinte equação: Págua = Póleo. Conforme o Teorema de Stevin, temos que ∆P = ρ.g.∆h, logo pode-se afirmar que ρágua.g.ha = ρóleo.g.ho, sendo a gravidade a mesma agindo em ambos os líquidos têm-se que ρa.ha = ρo.ho. Admitindo-se que a densidade absoluta da água é de 1g/cm³ e com as medidas de 6,5cm para a coluna de água