Experimento com micrômetro
Foi feito um estudo sobre um equipamento de precisão chamado “Micrometro”, esse estudo foi obtido pela sua parte teórica e pelo o manuseio que cada integrante do grupo teve com esse instrumento de medição de peças, com uma pequena precisão de 0,01mm. Com esse instrumento conseguimos apreciar medidas e comparar entre diversas variáveis. Assim, podemos concluir que o micrometro é um instrumento de altíssima precisão, inclusive maior do que o paquímetro, e traz uma certeza maior na medição.
Introdução
Origem e função do micrômetro
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.
Princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo.
Desse modo, dividindo-se a “cabeça” do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.
Características
Os micrômetros caracterizam-se pela: * Capacidade; * Resolução; * Aplicação.
A capacidade de medição dos micrômetros normalmente é de 25 mm (ou 1"), variando o tamanho do arco de 25 em 25 mm (ou 1 em 1"). Podem chegar a 2000 mm (ou 80").
A resolução nos micrômetros pode ser de 0,01 mm; 0,001 mm; .001" ou .0001".
No micrômetro de 0 a 25 mm ou de “0 a 1", quando as faces dos contatos estão juntas, a borda do tambor coincide com o traço zero (0) da bainha. A linha longitudinal, gravada na bainha, coincide com o zero (0) da escala do tambor.
Para diferentes