trabalho
Física Experimental II - NA
Micrometro
Guarulhos
2014
1. Micrometro
O experimento foi realizado na data de 29 de Abril de 2014 sob orientação do Professor Rafael Suller Garcia.
2. Objetivos do Experimento
O experimento com o micrometro tem como objetivo o ensino do manuseamento desse instrumento, para que o grupo de alunos saiba não somente como utilizá-lo, mas também no aprimoramento do conhecimento das unidades de medidas contidas no micrometro.
3. Introdução Teórica
O micrometro foi apresentado pelo francês Jean Louis Palmer em 1848 para requerer sua patente, o instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetros de maneira simples. Somente em 1867 que foram encontrados registros de aperfeiçoamento, que possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro.
“O principio de funcionamento do instrumento é baseado no deslocamento axial de um parafuso com passo de alta precisão, dentro de uma porca micrometricamente usinada, ou seja, lapidados. Quando o parafuso micrométrico gira, este avança a face de medição proporcionalmente ao passo da rosca.”( FRANCO; LEITE; BÁLSAMO, 2010)
Os micrometros obedecem ao “Principio de Abbe”, onde todo instrumento de medição deve possuir como condição ideal a escala alinhada com a posição na qual o objeto a medir é colocado. No micrometro devemos identificar a Faixa de Medição, Faixa Nominal, Amplitude e Resolução.
A capacidade de medição dos micrômetros normalmente é de 25 mm(ou 1"), variando o tamanho do arco de 25 em 25 mm (ou 1 em 1"). Podem chegara 2000 mm (ou 80").
“O micrômetro é um instrumento de medição utilizado onde se faz necessário uma exatidão superior a exigida para o paquímetro. Ou seja, quando se necessita medir com tolerâncias mais apertadas daquelas que o paquímetro pode oferecer, usa-se o micrômetro.” ( FRANCO; LEITE; BÁLSAMO, 2010)
4. Equipamento: Descrição do equipamento
No experimento foram usados 6 micrometros e 3 esferas