Experimento 6
5º Experiência:
Física experimental II
Relatório 05- Pêndulo simples
Professor: Décio Alves da Silva
Aluno:
Matricula:
Turma: 3105
Habilidade e Competência
Neste trabalho, por meio de constatações e resultados obtidos mediante experimento prático realizado em laboratório, mostraremos que o movimento de um pêndulo simples descreve um M.H.S. (Movimento Harmônico Simples), desde que este seja para ângulos pequenos.
O fenômeno físico conhecido como pêndulo simples é definido como “um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m.” O seguinte relatório tem como propósito final, constatar a relação entre o período de oscilação e a amplitude.
Material necessário
Um sistema de sustentação principal com tripé triangular, haste principal, sapatas niveladoras, painel suporte com dispositivo de variação continua do fio de engate rápido, duas massas pendulares, uma escala milimetrada (Régua), um cronometro.
Montagem e Procedimento
Andamento da atividade
A LEI DO ISOCRONISMO PARA PEQUENAS OSCILAÇÕES DO PÊNDULO SIMPLES
1º) Desloque o pêndulo simples 10 cm da sua posição de equilíbrio (amplitude) e o abandone.
a) Descreva o observado em relação ao movimento executado pelo pêndulo.
Resp: O pendulo foi colocado 10 cm em relação ao 0 da régua de 30 cm utilizado no experimento. Quando o pendulo foi abandonado no ponto determinado ele voltou para a posição de onde foi deixado, fazendo-se uma oscilação completa.
b) Determine o intervalo de tempo que o pêndulo leva para executar uma oscilação completa