6 Experimento Queda Livre
I.
Objetivo
2
II.
Resumo
3
III.
Introdução Teórica
4
IV.
Procedimento experimental
7
V.
Resultados e discussão
8
VI.
Conclusão
12
VII.
Apêndice
13
VIII.
Referências Bibliográficas
19
I) OBJETIVO
O experimento tem como finalidade estudar o movimento de um corpo em queda livre. Além disso, com os dados experimentais determinar sua aceleração a partir da gravidade local. Após isso, construir os gráficos do movimento, encontrando a equação do movimento.
II) RESUMO
A partir dos estudos de Galileu e de suas deduções acerca da gravidade, concluiu-se que um corpo é atraído pela Terra quando está em suas proximidades. Foi analisado o movimento de queda livre, observando que a velocidade aumenta com o decorrer do tempo. No caso estudado, uma esfera de aço é suspensa por um eletroímã e abandonada pelo mesmo, fazendo com que sensores marquem o tempo gasto para o deslocamento vertical da esfera, com o auxílio de um cronômetro a cada 10 cm, Poe sete vezes. Feito isso, construíram-se gráficos em papel monolog e dilog de espaço pelo tempo e velocidade pelo tempo no monolog e espaço por tempo no dilog, a fim de linearizar a equação. Ao analisar os resultados, foi comparada a proximidade de valores teóricos e práticos, bem como uma melhor utilização dos aparelhos.
III) INTRODUÇÃO TEÓRICA
Galilei em seus estudos constatou que um corpo nas proximidades da Terra, deve ser atraído por ela, com uma determinada aceleração, que se mantém a mesma ao longo do tempo, independente de sua massa, desde que não haja resistência do ar. Hoje é sabe-se que tal fenômeno é chamado aceleração gravitacional e que varia em torno de 9,8 m/s². Sabe-se também, que a aceleração da gravidade sofre alterações em função da latitude e da altitude da região considerada.
A ciência que estuda tal variação da aceleração da gravidade é denominada gravimetria e equaciona a aceleração em m/s², por