Experimento 2 - Osciloscópio
Introdução O osciloscópio é um instrumento de medida eletrônica que cria um gráfico bidimensional visível de uma ou mais diferença de potencial. O eixo horizontal do monitor normalmente representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O eixo vertical comumente mostra a tensão. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela. Podemos controlar a velocidade em que este ponto se desloca na tela. A aplicação mais comum do osciloscópio permite projetar gráfico da trajetória do ponto, mas também permite obter os valores instantâneos de sinais elétricos, a medição de tensões e correntes elétricas, e ainda frequências e diferenças de fase de oscilações. O osciloscópio é essencialmente constituído por duas partes:
Tubo de raios catódicos.
Placas de deflexão vertical. Placas de deflexão horizontal.
Este instrumento foi usado na nossa experiência para que pudéssemos comparar a ddp (Sinais) obtida por um multímetro com a que nos era dada no aparelho.
OBS: De agora em diante chamaremos as DDP s de Sinais.
Resultados e análise dos dados:
Medicas de tensões constantes (DC)
VOLTAGENS
OSCILOSCÓPIO
VOLTÍMETRO
02.0 V
02 V
02.01
04.0 V
05 V
04.01
06.0 V
10 V
06.03
Medidas de correntes alternadas (AC)
Para medidas de 04 volts usando o Stufentrafo/Power supplly.
VOLTGENS
OSCILOSCÓPIO
TEMPO
04 V
02 V
0.5 MS
04 V
05 V
0.5 MS
Obs: MS que dizer milissegundo.
Definimos período (T) como sendo o tempo de duração de um ciclo completo, e frequência (f) como sendo o número de ciclos em um intervalo de tempo igual a 1 segundo. A unidade do período é dada em segundos (s) e a frequência em Hertz (Hz). Como temos um ciclo completo de uma função em um tempo igual a 01 período e f ciclos em 01 segundo podem estabelecer uma relação:
O valor do período (T) seráa:
T = 3 quadrado e multiplicar por 0.5 milissegundos (MS).
Que fica