experimento 1 Quimica 1 1
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
ESTUDO QUALITATIVO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Nome: Brenda Wlhlig, Karine Leila Aguiar, Lívia Alves, Mariella Valadão, Nicolle Endlich e Priscila Silveira.
Professor: Eloi Alves da Silva.
Vitória, 12 de junho de 2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------Página 3
2. OBJETIVOS ---------------------------------------------------------Página 5
3. PARTE EXPERIMENTAL ---------------------------------------- Página 6 3.1 Materiais e Reagentes ----------------------------------------Página 6 3.2 Procedimento -------------------------------------------------- Página 6 3.3 Resultados e discussão---------------------------------------Página 7
4. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------Página 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ----------------------------Página 12
1. INTRODUÇÃO
Equilíbrio é a situação que existe quando uma reação parece ter cessado e as concentrações dos reagentes e dos produtos não mais se alteram.
Quase todos os sistemas químicos eventualmente alcançam um estado de equilíbrio dinâmico, embora algumas vezes esse equilíbrio seja extremamente difícil (ou mesmo impossível) de se detectar. Isso acontece porque em algumas reações as quantidades tanto dos reagentes como dos produtos presentes do equilíbrio são virtualmente zero.
A ionização de ácido acético é um exemplo de uma reação que é capaz de prosseguir em ambos os sentidos. As moléculas de ácido acético são capazes de reagir com as moléculas da água para formar os íons, e os íons são capazes de reagir para formar as moléculas. Para a maioria das reações químicas, a composição da mistura de equilíbrio é considerada independente se começar a reação a partir do lado do reagente ou do lado do produto.
Existem algumas coisas que podem fazer para um sistema em equilíbrio que não alteram a posição de equilíbrio. Uma delas é a adição de um