relatório química unilab experimento 1
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ÁREA DE TECNOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
QUÍMICA I
Experimento I
Medidas em química: massa e volume
Aluno: Antonio Duarte Marcos Junior
REDENÇÃO-CE
Antonio Duarte Marcos Junior
Experimento I
Medidas em química: massa e volume
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química I, no Curso de Engenharia de Energias, na Universidade Internacional da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Profª. Drª. Artemis Guimarães
REDENÇÃO-CE
RESUMO
Este trabalho apresenta os procedimentos para realização dos experimentos referentes às técnicas de medições de massa e volume no laboratório, bem como os resultados obtidos e conclusões tiradas ao final do experimento. Também busca-se demonstrar quais as vidrarias mais exatas e menos exatas.
Palavras-chave: massa, volume, precisão, exatidão.
SUMÁRIO
Introdução 4
Objetivos 5
Materiais 5
Reagentes 5
Procedimento experimental 6
Resultados e discussões 7
Considerações finais 8
Referências Bibliográficas 9
INTRODUÇÃO
Sempre se faz necessário que realizar medições e para que elas sejam as mais exatas e precisas possível deve-se conhecer bem os diversos instrumentos para realização de medições.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida pré-estabelecida. Para evitar que houvesse uma grande diferença nas unidades de medida foi criado o Sistema Internacional de Medidas (SI), que estabelece as unidades básicas de medida.
As unidades básicas do SI são: para o tempo o segundo (s), para comprimento o metro (m), para a massa o quilograma (Kg), para a temperatura o kelvin (K), para a matéria o mol, para a corrente elétrica o Ampére (A) e para a intensidade luminosa a candela (cd). Todas as outras unidades de medidas são dadas a partir destas, por exemplo, o volume é dado em cm³, embora na