Experimento 07
Primeiramente, montou-se o circuito e estabeleceu-se no gerador de áudio uma voltagem de Vg = 4V de pico a pico. Um multímetro foi conectado à fonte, para que medisse a freqüência. Utilizou-se uma resistência de 1 e capacitor de 22nF. Mediu-se os valores das freqüências com o multímetro ligado à fonte e os valores de tensões pico a pico do resistor utilizando o osciloscópio. Dessa forma, obteve-se as tabelas VR x f e ΦR x f.
Mudou-se a posição do capacitor com o resistor e obteve-se as tabelas VC x f e ΦC x f. Com base nesses dados, construiu-se os gráficos VR e VC em função da freqüência (com f na escala logarítmica).
Obteve-se a freqüência de corte pelas duas curvas f x VR e f x VC interceptando-se. Também construiu-se o gráfico de f x ΦR e f x ΦC (em escala mono-log).
Objetivo
O objetivo do experimento é estudar o comportamento de um circuito RC ( resistor – capacitor) série submetido a uma tensão senoidal ( através de um gerador de sinais), obtendo assim uma resposta do circuito em função da freqüência.
Materiais utilizados
Multímetro Goldstar DM 311;
Gerador de Áudio LABO A17B;
Osciloscópio Goldstar 0S9020A 20 MHz;
Protoboard;
Resistores (1 kW).
Procedimento experimental
Montou-se o circuito mostrado acima Estabeleceu-se no gerador de áudio com V0 = 4V de pico a pico. Conectou-se um multímetro na fonte, de modo que este medisse a freqüência do gerador. Utilizou-se para este experimento um resistor de 1K e capacitor de 22nF. Com o auxílio do osciloscópio foi medida a tensão pico a pico no resistor (VR) em função da freqüência. Observou-se a variação da tensão no osciloscópio com a variação da freqüência f. Foram coletados 20 pontos igualmente separados dentro do intervalo na tensão de medida de VR de pico a pico entre 0,4V e 3,8V. A tensão no gerador foi observada após cada medida de forma a manter a voltagem no gerador sempre em 4V. Este procedimento foi realizado para o resistor e para o capacitor.
Apresentação dos resultados