Experimento 04 Granul
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Materiais de Construção Civil I
Professor: Lauri Lenz
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
EXPERIMENTO 04
NBR NM 248/2003 – Granulometria do Agregado Graúdo
Definições
Granulometria: é a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada através de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida acumulada uma percentagem igual ou imediatamente inferior a
5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.
Objetivo
Este ensaio tem por objetivo, determinar a composição granulométrica do agregado graúdo, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR NM 248/2003.
Procedimentos:
A amostra ensaiada consiste em brita na quantidade de 5 Kg conforme prescreve a NBR
7217.
Reunidos todos os materiais, procede-se à execução do ensaio, montando-se a bateria de peneiras, conforme a seguir:
Peneiras (mm): 25 / 19 / 9,5 / 4,8 / FUNDO
A amostra é peneirada através da bateria de peneiras, de maneira enérgica e contínua, permitindo a separação dos diferentes tamanhos de grãos do agregado.
Em cada peneira o material retido é separado e pesado, anotando-se o valor na planilha de composição granulométrica. Os grãos de agregado graúdo que porventura ficaram presos nas malhas das peneiras, são retirados com a passagem da cerdas de aço da escova. Ao
Universidade Tuiuti do Paraná
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Materiais de Construção Civil I
Professor: Lauri Lenz final do processo, com todos os valores dos pesos retidos em cada peneira,