Experimento 03
a) Seguindo as instruções do item A, observamos que a chama do bico de Bunsen apresentou coloração amarelada intensa, luminosidade e fuligem.
b) A porcelana ficou preta na região de contato com a chama devido à fuligem.
c) Após a abertura da janela (entrada de ar primário) a chama tornou-se azulada, não luminosa e não fuliginosa.
d) A região mais quente da chama encontra-se à 2/3 da altura da chama, partindo da base.
e) A região de contato da porcelana com a chama não ficou preta, devido à ausência de fuligem.
Questões
1) Papel (Equações do buteno e do heptano)
Buteno (C4H8)
C4H8 + 6 O2 4 CO2 + 4 H2O
Heptano (C7H16)
C7H16 + 11 O2 7 CO2 + 8 H2O
2) Com a entrada de ar fechada, o gás sai com uma pressão menor que a atmosférica e consequentemente com uma velocidade menor do que sairia se a janela estivesse aberta. Esse procedimento facilita a combustão e o posterior controle chama. Além de fornecer maior segurança ao operador devido a intensa luminosidade da chama provocada pela combustão incompleta. Ainda evita-se dessa forma que a chama se recolha no interior do aparelho.
3) Reações de combustão são reações de óxido-redução, portanto a chama se extingue ao entrar em contato com o CO2 pois, nesta situação, a molécula de carbono não pode mais ser oxidada porque apresenta o maior NOX possível (+4). Porém na molécula de CO, o carbono apresenta NOX (+2), podendo sofrer mais oxidação, ocasionando o aumento da chama.
4) O modelo atômico de Bohr estabelece elétrons em diferentes níveis de energia orbitando ao redor de um núcleo. Esses elétrons podem saltar entre determinados níveis de energia e para isso precisam receber ou ceder energia.
Quando vários elétrons saltam para um nível de energia menor, a energia extra é expelida como um fóton com comprimento de onda específico para o átomo em questão. Sendo que inúmeros saltos entre as mesmas variações de níveis energéticos ocasionam sempre as