Experimento 01 MRU
Física Experimental I
O movimento e a Trajetória: MRU.
Nome: Matheus Fabricio Sonza
Turma nº 3002 – Quinta-Feira – Noite – 2º Horário
Resumo Este artigo descreve os experimentos envolvendo o Movimento Retilíneo Uniforme, analisando o movimento de uma esfera, como também o estudo e análise vetorial do movimento a partir de uma reta qualquer.
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos deparamos diariamente com movimentos distintos, como carros, motos, folhas ao vento, pessoas atrasadas para chegar no trabalho ou faculdade. Dentre os tantos tipos diferentes de movimento, estudamos o Movimento Retilíneo Uniforme. O MRU consiste no movimento onde a velocidade é constante em relação a uma reta, ou seja, as velocidades média e instantânea são iguais[1]. Outro ponto importante no estudo do movimento e a análise vetorial do movimento, onde diferenciamos a grandeza escalar da vetorial: um ponto A(x,y) pode ser descrito na sua forma vetorial da seguinte forma: A(vetorial)=xi+yj.
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
O experimento foi dividido em duas etapas. Para a primeira etapa, o material utilizado foi: -01 folha A4 milimetrada; -01 régua; A primeira etapa consistiu na criação de uma trajetória qualquer, bem com o gráfico da trajetória, utilizando o papel milimetrado, como mostra a imagem:
Imagem 1
Após criado o gráfico da trajetória, foram identificados 3 pontos no gráfico, com os quais foi possível o estudo vetorial: AC(vetorial)=C-A= (xc-xa)i+(yc-ya)j. Na segunda etapa do experimento, foram utilizados os seguintes materiais: -01 base de sustentação principal com um plano inclinado articulável com escala de 0° a 45°; -01 tubo lacrado contendo óleo e uma esfera metálica; -01 imã; -01 cronômetro;
Imagem 2[2]
A segunda parte consistiu em cronometrar o tempo que a esfera metálica levava para alcançar distâncias distintas: 0-10cm, 0-20cm, 0-30cm e 0-40cm. A partir destas informações foi possível o cálculo da Velocidade Média=