Experimento 01 Eletriza o por atrito
Curso de Engenharia
Física Experimental III
Turma Nº 3084
Experiência Nº 01
Experimento 01: A Eletrização por atrito
Professor(a): Maria de Lourdes Martins Magalhães
1. Objetivos
· Identificar os métodos de eletrização de atrito, contato e indução;
·Construir uma série de tribo-elétrica para alguns materiais comuns: papel, PVC, canudos de refresco e plásticos diversos;
· Usar uma tira de alumínio para analisar as cargas de um objeto.
Em relação ao experimento realizado em sala de aula “ Eletrização por atrito existe uma fricção entre dois corpos, que resultam na passagem de elétrons de um corpo para o outro. Após a realização do atrito, os dois corpos ficam carregados com cargas iguais, porém com sinais contrários. Neste exato momento um corpo pode tornar-se negativo ou positivo, dependendo da substância que com ele é atritado.
Exemplos de cargas positivas: Pele Humana, Couro, Cabelo e Vidro
Exemplos de cargas negativas: Madeira, Borracha, Cobre e Isopor.
Exemplos de cargas Neutras: Algodão e aço.
Porém na eletrização por atrito existe um fenômeno que caracterizamos pelo nome tribo-elétrica, que nada mais é que um conjunto ordenado de substâncias, de modo que cada uma adquire a sua carga negativa quando atritada com qualquer uma das outras substâncias que a antecede, ficando assim, positiva quando atritada com a substância que a sucede.
2. Lista de Materiais
- 01 Algodão
- 01 Folha de papel Ofício
- 02 Tiras de Plástico 0,5cm x 21cm
- Tiras de papel 05,cm x 21cm
3. Procedimento Experimental
3.1. Parte I – Eletrização com o plástico.
3.1.1. Pegue a folha de papel ofício e coloque sobre a mesa ou algum lugar firme, em seguida pegue as duas tiras de plástico e coloque sobre a folha de papel ofício na posição vertical. Em seguida pegue o algodão e passa nas duas tiras de plástico utilizando a mesma direção e sentido. E finalmente junte as tiras de plástico e verá o resultado do experimento.
3.1.2. Depois de