fisica
Foi recomendável afastar do eletroscópio de todo material condutor para impedir que exerçam influencia no funcionamento do mesmo, além de passa toalha na base do eletroscópio para que fique sem umidade. Colocar o ponteiro na posição de forma equilibrada. Fixar a placa circular metálica no topo do eletroscópio.
O procedimento foi dividido em três partes. 1. Friccionar um canudinho de plástico com papal toalha para carrega-lo negativamente (consultar a serie triboelétrica). Aproximar o canudinho carregado de a placa circular ou da haste horizontal superior do eletroscópio. 2. Descarregar o eletroscópio fazendo aterramento com a mão. Carregar por fricção o canudinho plástico. Tocar o eletroscópio “ “ com o canudinho eletricamente carregado. 3 . Substituir o disco ou corpo condutor e fixar o corpo metálico (copo faraday) no borne localizado na parte superior do eletroscópio. Tocar com a mão a haste metálica do eletroscópio “ “ para descarrega-lo. Eletrizar por fricção um canudinho plástico com papel toalha e introduzi-lo no interior do copo metálico, sem encostar-se às paredes nem fundo. Manter o canudinho carregado na posição inicial e tocar com a mão qualquer parte. Após poucos segundos, desencostar a mão e, após isso, afastar o canudinho.
Na primeira parte, identificamos a parte do eletroscópio, ‘’ ‘’ . Notamos o comportamento do ponteiro quando aproximado o canudinho carregado da placa circular ou da haste horizontal superior do eletroscópio que existe uma força de repulsão. Quando a aproximado o canudinho do eletroscópio, o ponteiro se afastava (movimentava). Também é possível descobrir a carga de um corpo eletricamente carregado através de uso do