EXPERIENCIA
O eixo de transmissão de uma maquina deve ter dimensões adequadas para resistir ao toque a ser aplicado.O comportamento de um membro não dependerá somente das forças aplicadas,mas também das características mecânicas dos materiais de fabricação dos membros.
Classes de Solicitação: quando um sistema de forças atua sobre um corpo,os efeitos produzidos serão consequência da direção,sentido e ponto de aplicação destas forças.
Esforço axial: tração (quando as forças agem para fora do corpo tendendo a alonga-lo no sentido da sua linha de aplicação. Compressão: se as forças agem no sentido de eneurtá-lo.
Esforço Transversal : cisalhamento (quando um corpo tende a resistir a açaõ de duas forças próximas ou paralelas,mas em sentidos contrários)
Flexão: é uma solicitação transversal em que o corpo sofre uma deformação que tende a modificar o eixo longitudinal.
Torção: é um tipo de solicitação que tende a girar as seções de um corpo,uma em relação a outra.
Forças: podem ser diversificadas como concentradas ou distribuídas.A força é um vetor e deve ser definida pela direção,sentido e do ponto de aplicação.Duas ou mais forças constituem um sistema de força,sendo cada uma delas chamada de componente.Todo sistema de força pode ser representado por uma resultante.
Coincidentes: quando as forças agem numa direção
Cocorrentes: se as forças tem o mesmo ponto de aplicação ou se encontram num mesmo ponto ápos prolongadas.
Seno alfa : cateto oposto/hipotenusa Cos alfa : cateto adjacente/hipotenusa
Momento estático: M=F*d*seno alfa
Condições de equilíbrio estático: Para que um corpo esteja em equilíbrio é necessário que o somatório das forças atuante e o somatório dos momentos em relação a um ponto qualquer sejam nulas.
Tensão: é o resultado da ação de cargas externas sobre uma unidade de