Experiencia de um professor em sala de aula
UM NOVO MÉTODO DE ENSINAR
Tailândia
2014
SUMÁRIO
1 INCLUSÃO NA ESCOLA MARIA DO SOCORRO SILVA PAIVA 4
4 REFERÊNCIAS 8
1. INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO SOCORRO SILVA PAIVA
Este trabalho foi realizado com base em pesquisa de campo realizada no dia 01 de Outubro de 2014, onde constatamos e observamos a realidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Silva Paiva em relação à Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais, mais especificamente fora entrevistada a professora Maria de Lurdes, que leciona no 5° ano, do turno da tarde, com vinte e oito alunos sendo três deles especiais, Maria Eduarda Moreira de 10 anos, Pedro Fonseca Silva de 14 anos e Diogo Gomes Mourão de 9 anos.
Para trabalhar com os alunos, tive que utilizar alguns recursos, adaptar alguns materiais e com a parceria da família, possibilitou maior sucesso. Maria de Lurdes conta com o auxílio da professora da sala de recurso, juntas o objetivo da dupla foi buscar soluções especificas para os problemas dos alunos.
Além disso, a participação dos pais na vida escolar dos filhos é essencial. A educação inclusiva é construída tanto no ambiente escolar quanto no familiar. Portanto, trata-se de uma parceria e de uma interação importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. É também uma forma de estarem presentes e acompanharem de perto a vida das crianças, assim como, de apoiarem a escola.
Maria de Lurdes informa o conteúdo a ser ministrado e as dificuldades das crianças para Barbara Torres responsável pela AEE (Atendimento Educacional Especializado), e ela pensa em matérias alternativos a serem usados em sala de aula. Um dos recursos foi colocar os alunos para trabalharem em grupos, pois ao fazer isso, ela afirma que os diferentes saberes beneficiaram não somente os alunos especiais, mas sim a todos.
Com o auxílio da colega a avaliação dos alunos