experiencia de hawthorne
A Experiência de Hawthorne consiste em determinar a relação entre a intensidade da iluminação com a eficiência dos operários, a experiência prolongou-se a influência da motivação no comportamento das pessoas, a fadiga, rotatividade do pessoal e acidentes de trabalho. Esta experiência teve lugar em Chicago concretamente no bairro de Hawthorne na fábrica da Western Electric Company no ano de 1924. Esta experiencia foi coordenada por Elton Mayo em nome do Conselho Nacional de Pesquisas (dos EUA)
O prolongamento desta experiencia deveu-se a Teoria das Relações Humanas da qual advem o estudo da influência da motivação no comportamento das pessoas. Referimo-nos a motivação como o comportamento que é causado por necessidades de um individuo e que é voltado na direção dos objetivos que podem satisfazer as suas necessidades.
A Experiencia de Hawthorne divide-se em quatro fases. Na primeira fase ire-mos analisar o efeito da iluminação e a performance dos trabalhadores, a ideia principal desta fase de estudo consistia em variar os niveis de iluminação e registar os resultados dos trabalhadores por consequencia do aumento da iluminação a performance dos trabalhadores deverá ser melhor, no caso de uma diminuição da iluminação, a performance dos trabalhadores irá consequentemente diminuir. Com este conhecimentos a industria de electricidade insistia na utilização de iluminação artificial em vez de iluminação natural. Foram executadas três series de testes que envolveram três sectores da fábrica, em primeiro lugar a sala de montagem de relés, o programa de entrevistas e a sala de montagem de terminais. Após este metodo ter sido posto em prática iniciáriam pesquisas noutros factores como o aumento do supervisionamento que aumentava a competitividade, dai se pôde concluir que havia uma falta de consistência na relação entre os niveis de iluminação e os niveis de performance.
Na segunda fase da Experiência de Hawthorne que foi realizada em 1927