Experiencia 5
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO 5
FLORIANÓPOLIS, 19 DE ABRIL DE 2013
EXPERIMENTO 5
O objetivo desta experiência é identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade e utilizar técnicas simples de extração, recristalização e filtração.
Primeiro, para melhor compreender a experiência, pesquisamos antes da aula os seguintes termos: solvente, solução, soluto, saturada, supersaturada, não-saturada, extração, miscível, imiscível, polar, não-polar, eletronegatividade e constante dielétrica.
Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interações entre o solvente e o soluto Vale lembrar que: “O semelhante dissolve semelhante”, logo, substâncias polares dissolvem-se em substâncias polares e substâncias apolares dissolvem-se em substâncias apolares. A temperatura também tem grande influência na solubilidade. Quase todos os compostos orgânicos tem sua solubilidade aumentada com o aumento da temperatura. Já nos inorgânicos esse efeito varia muito.
Quanto ao procedimento, inicialmente preparamos seis misturas diferentes em seis tubos de ensaio, usando água, etanol, 1-butanol e querosene. Agitamos os tubos e fizemos nossas observações. Depois, em outro tubo de ensaio, colocamos uma solução aquosa saturada de iodo e posteriormente querosene. Fizemos nossas observações, fechamos o tubo com uma rolha, agitamos e anotamos as mudanças ocorridas. Passado essa etapa, pesamos 0,5g de acetanilida num béquer de 50mL, adicionamos 4mL de etanol e agitamos até sua dissolução. Em seguida, colocamos 20mL de água destilada, agitamos e deixamos cristalizar em um banho de gelo. Utilizando um funil e papel filtro, filtramos todo conteúdo do béquer, restando a acetanilida no papel.
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
TURMA: 01211A
PROFESSOR:
QUESTIONÁRIO
1) Ordem crescente de polaridade: Querosene, 1-butanol, etanol,