experiencia 1
FENÔMENOS ELETROSTÁTICOS
DISCIPLINA:
FÍSICA GERAL II
TURMA:
BF3-T3I
CURSO:
ENGENHARIA CIVIL
TURNO:
NOTURNO
ÍNDICE
1. OBJETIVO
a) Verificar a existência de dois tipos de carga elétrica;
b) Processos de eletrização.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 CARGA ELÉTRICA
A matéria é constituída por átomos que são eletricamente neutros. Cada átomo tem um núcleo muito pequeno, porém massivo, que é constituído por prótons e nêutrons. Os prótons são carregados positivamente, enquanto os nêutrons são neutros, sendo que o número atômico de um elemento químico é dado pelo seu número de prótons (Z). Em um elemento neutro, o número de elétrons e prótons é igual, portanto a resultante de cargas é nula. A carga do próton é e e carga de um elétron é e, onde é chamada de unidade fundamental da carga elétrica.
A carga elétrica do corpo é quantizada, isto é, ela sempre é múltiplo inteiro da carga elétrica elementar. Isto é verdade porque um corpo, ao ser eletrizado, recebe ou perde um número inteiro de elétrons.
Qualquer carga Q (unidade em C – coulomb, onde 1C=1 A.s) observável na natureza pode ser escrita como Q=±N.e, onde N é um número inteiro. O elétron e por sua vez tem sua unidade fundamental definhada por: e = 1,602177 x ~ e = 1,60 x .
2.2 PRINCÍPIOS DA ELETROSTÁTICA
2.2.1 CARGA ELÉTRICA
"Duas cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais contrários se atraem". Essa verdade só pode ser demonstrada experimentalmente: colocamos em presença, sucessivamente, corpos com cargas de mesmo sinal e sinais contrários, e observamos quais os sentidos das forças, conforme está esquematizado na figura 1. Mas, a melhor prova de que esse princípio é exato é que as consequências de sua aplicação são sempre verificadas experimentalmente.
Figura - Forças Elétricas de atração e