Expansão Urbana: Um estudo sobre o processo e suas consequências
Título: EXPANSÃO URBANA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Autor(a): Manoel Waldir Queiróz Gomes
Endereço da publicação: http://www.webartigos.com/artigos/expansao-urbana-um-estudo-sobre-o-processo-esuas-consequencias/97228/
Publicado em 08 de outubro de 2012, às 19h48min em Meio Ambiente
EXPANSÃO URBANA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO
E SUAS CONSEQUÊNCIAS
EXPANSÃO URBANA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Manoel Waldir Queiróz Gomes
1 - INTRODUÇÃO
O crescimento populacional nas grandes cidades é um processo que vem se acelerando a nível mundial, desde a chamada revolução industrial que culminou com a saída do homem do campo para as grandes cidades, em busca de melhores condições de vida.
Nacionalmente o processo de expansão urbana se iniciou a partir da década de 1950 com o advento da industrialização no Brasil. Antes a população brasileira era predominantemente rural. Algumas décadas depois, a situação se inverteu. A partir de 1970 a população rural passou a decrescer vertiginosamente e a população urbana acelerou seu crescimento de forma significativa. Esse fenômeno de crescimento tem se tornado um dos principais fatores para a deterioração do meio ambiente. A falta de políticas públicas no que se refere à criação de medidas de ordenamento no processo de ocupação resulta numa série de problemas de caráter socioambiental.
A falta de infraestrutura nesses locais promove consideráveis alterações na biodiversidade e contribui para o surgimento de diversas doenças que acometem a população e geram grandes despesas aos cofres públicos com o tratamento dessas doenças. Medidas de ordem preventiva poderiam resolver o problema da saúde no Brasil, com menores custos.
Em termos ambientais os riscos e prejuízos causados pela ocupação desordenada das áreas metropolitanas são consideráveis. O desaparecimento da biodiversidade animal e vegetal, das fontes hídricas e a