Exp 2 QMC
INTRODUÇÃO
Dentre as técnicas de indicação de impurezas de uma substância, as medidas das de densidade e ponto de fusão são muito úteis, já que essas propriedades físicas fazem parte da identidade de cada substância.
Nesse experimento, utilizamos a técnica de determinação do ponto de fusão, obtendo curvas de aquecimento e resfriamento do naftaleno, para determinar suas purezas. Obteremos assim os pontos de fusões do mesmo usando o método gráfico da curva não-linear de resfriamento.
Discutiremos também, a partir da curva de resfriamento obtida, se os intervalos de fusão correspondem ao de uma substância pura.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Naftaleno;
Suporte universal;
Tela de amianto;
Bico de Bunsen;
Termômetro;
Cronômetro (relógio de pulso);
Argola de metal;
Garra de metal;
Béquer de ;
Tubo de ensaio.
RESULTADOS OBTIDOS
Parte A – Curva de Aquecimento
Tempo (min)
Temperatura (100C)
Tempo (min)
Temperatura (100C)
Parte B – Curva de Resfriamento
Tempo (min)
Temperatura (100C)
Tempo (min)
Temperatura (100C)
QUESTIONÁRIO
1. Desenhe a curva de aquecimento e a curva de resfriamento em uma folha de papel milimetrado ou usando um programa computacional adequado. Coloque no eixo das abscissas o tempo e no eixo das ordenadas os valores de temperatura (com 3 algarismos significativos) obtidos. O gráfico deve ser feito traçando a melhor reta entre os pontos. É errado ficar ligando os pontos. Observação: No gráfico podem ser encontradas mais do que uma única reta.
Gráfico da curva de aquecimento:
Gráfico da curva de resfriamento:
2. Quais foram os intervalos de fusão que você encontrou? De acordo com seus dados, esses intervalos correspondem a uma substância pura? Justifique sua resposta.
A substância utilizada no