Quimica ambiental
Jenifer Teixeira Severo Alice dos Santos Daniela Dalke Guilherme Huff
Canoas, Outubro de 2011
DQO (Demanda química de oxigênio) e OD (Oxigênio dissolvido)
1) Introdução:
A demanda química de oxigênio, identificada pela sigla DQO, avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em meio ácido que leva à degradação da matéria orgânica. Em outras palavras, é a quantidade de oxigênio consumido na oxidação química da matéria orgânica existente na água, que é medida em teste específico. A introdução de matéria orgânica em um corpo d'água resulta, indiretamente, no consumo de oxigênio dissolvido. Tal se deve aos processos de estabilização da matéria orgânica realizados pelas bactérias decompositoras, as quais utilizam o oxigênio disponível no meio líquido para a sua respiração. O decréscimo da concentração de oxigênio dissolvido tem diversas implicações do ponto de vista ambiental, constituindo-se em um dos principais problemas de poluição das águas em nosso meio.
Os materiais redutores, tanto orgânicos como inorgânicos presentes em águas são oriundos de fontes naturais e de efluentes de indústrias como as de polpa e papel e metalúrgicas, etc. O uso de água para irrigação com altos valores de DQO prejudica o crescimento de plantas, especialmente em solos pobres. A DQO pode reduzir os níveis de oxigênio, afetando assim a sobrevivência dos organismos aquáticos.
Nesse sentido, nosso trabalho tem por objetivo medir a DQO e OD através de métodos específicos:
- Demanda Química de Oxigênio (DQO): Método do Dicromato de Potássio:
O teste de DQO utiliza um forte oxidante químico, o Dicromato de Potássio (K2Cr2O7), Ácido Sulfúrico (H2SO4), e calor para oxidar o carbono orgânico em dióxido de carbono e água.
2 KC8H3O4 + 10 K2Cr2O7 + 41 H2SO4 -> 16 CO2 + 46 H2O + 10 Cr2(SO4)3 + 11 K2SO4 (KHP) (Dicromato de Potássio) (Ácido Sulfúrico) (Gás Carbônico)