Exodo rural e urbanização
Êxodo Rural: a população tende a sair do campo para a cidade. Urbanização: é o aumento da população urbana sobre a população rural.
1 - O processo de urbanização : Inicia-se no período da pós-guerra com a instalação de multinacionais por Juscelino em 1958.
Dá-se pela repulsão do campo e atração da cidade.
Repulsão do Campo: Superpopulação relativa Força de trabalho excedente devido à mecanização do trabalho no campo. Carência de terras devido ao monopólio das terras se concentrar nas mãos da elite.
Continuidade do crescimento vegetativo.
Atração pela Cidade: Destituída dos meios de sobrevivência na zona rural, essa população dirige-se às cidades em busca de empregos e serviços públicos. A função das cidades é integrar a agricultura às necessidades do mercado urbano.
2 - A população Absoluta e Relativa:
População Absoluta: é o número total de habitantes numa determinada área. População Relativa: é a população absoluta dividida pela área que esta ocupa. (Número de habitantes por metro quadrado).
2.1 - Crescimento Vegetativo:
É a diferença entre os números de nascimento e morte de uma região específica. O Crescimento vegetativo pode ser: Positivo: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes. Negativo: Quando o número de nascimentos é menor que o de mortes. Nulo: Quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.
3 - Urbanização Desigual
Apesar de geral, o processo de urbanização não é uniforme. As diferentes regiões e estados do país apresentam uma urbanização desigual e contrastes marcantes na distribuição da população entre o meio rural e o meio urbano.
4 - As Formas de Urbanização.
No Brasil, o processo de urbanização foi essencialmente concentrador: gerou cidades grandes e metrópoles.
4.1 - Metrópoles: São cidades que possuem mais que polarizam uma determinada