Existencialismo
Ser no mundo: Conjunto de relações significativas dentro do qual a pessoa existe. Segundo Boss SER NO MUNDO consiste na maneira única e exclusiva do homem existir, se comportar e se relacionar as coisas e as pessoas que encontra.
Ser-no-mundo é uma estrutura originaria e sempre total, não podendo ser decomposta em elementos isolados. Entretanto, tal estrutura primordial pode ser visualizada e descrita em seus vários momentos constitutivos .
Mundo: Conjunto de relações significativas dentro do qual a pessoa existe, embora seja vivenciado como uma totalidade, apresenta-se ao homem sob três aspectos simultâneos, porem, diferentes: o circundante, o humano e o próprio.
Mundo circundante: consiste no relacionamento da pessoa com que costumamos denominar de ambiente. Abarca tudo aquilo que se encontra concretamente presente nas situações vividas pela pessoa, em seu contato com o mundo. Abrange as coisas, as plantas, os animais, as leis da natureza e seus ciclos, como o dia e a noite, as estações do ano, o calor e of frio, o bom tempo e as intempéries. Dele faz parte, também, o nosso corpo, suas necessidades e atividades , tais como alimentar-se e o defecar, a vigília e o sono, a atuação e o repouso, o viver e o morrer.
O mundo circundante caracteriza-se pelo determinismo e por isso a adaptação é o modo mais apropriado do homem relacionar-se a ele. Portanto do mundo circundante fazem parte as condições externas e o meu próprio corpo e é este que me proporciona os primeiros contatos com aquelas.
Vivência Imediata Irreflexiva: nada subsiste d fato de que necessito de olhos para ver...simplesmente aparecem- me coisas que estão ai.
Vivência Pré- Reflexiva imediata: o ser humano desconhece