Existencialismo um Humanismo
O que se entende a principio por existencialismo?
Que o existencialismo é como uma doutrina que torna a vida humana possível e que, por outro lado, declara que toda verdade e toda ação implicam um meio e uma subjetividade humana.
Quais as escolas existencialistas, segundo Sartre, e o que tem em comum?
O homem e Deus para os filósofos do Séc. XVII?
Os filósofos do Séc. XVII admitem sempre que a vontade segue mais ou menos o entendimento ou, no mínimo, que o acompanha, e que Deus, quando cria, sabe precisamente o que está criando. Assim o conceito do homem, no espírito de Deus, é assimilável ao conceito de corta-papel, no espírito do industrial; e Deus produz o homem segundo determinadas técnicas e em função de determinada concepção, assim como o artífice fabrica um corta-papel segundo uma definição e uma técnica. Desse modo o homem individual materializa certo conceito que existe na inteligência divina.
Como Sartre explica a natureza humana a partir das concepções filosóficas do Séc. XVIII?
Sartre diz que a natureza humana do homem, que é o conceito humano, pode ser encontrada em todo os homens, o que significa que cada homem é um exemplo particular de um conceito universal: o homem. Em Kant, resulta de tal universalidade que o homem as selva, o homem da Natureza, tal como o burguês, devem encaixar-se na mesma definição já que possuem as mesmas características básicas. Assim mais uma vez a essência do homem precede essa essência histórica que encontramos na natureza.
Explique a frase: "O homem é o que ele próprio se faz".
O homem -e tão-somente, não apena como ele se concebe, mais também como ele se quer; como ele se concebe após a existência, como ele se quer após esse impulso para a existência. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo. O homem é, antes de mais nada, aquilo que se projeta no futuro, e que tem consciência de estar se projetando no futuro
O que é o projeto de homem