Existencialismo de Satre
Série:3ª ano
Data: 16/06/13
O existencialismo de Sartre
Segundo a teoria de Sartre a existência precede a essência, lançando essa teoria logo após a segunda guerra mundial, quando as pessoas estavam desacreditadas depois de presenciarem tanto ato de terrorismo. Em sua teoria defende que o homem antes de qualquer coisa existe e só com o passar do tempo e através de suas escolhas irá se definir.
Este pensamento está correto, o homem só pode ter uma essência ao existir, pois a essência vem de seus atos e se não existir um ser não tem como ter escolhas e atos então não tem essência. O homem é o que escolhe fazer de sua vida, isso define sua essência, sem precisar ficar colocando a culpa de seus atos em outro ser.
Se a sua essência viesse antes de sua existência o homem já nasceria com um destino programado, sendo assim não teria como interferir em sua vida. O que sabemos que não é algo real, pois dependendo de sua escolha você pode mudar totalmente o rumo de sua vida.
Assim podemos concluir que o homem é o um ser livre e o único responsável por aquilo que faz e por suas escolhas certas ou erradas, para ser livre não é necessário que se tenha tudo o que quer mas só em poder querer você já é um ser livre.
Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuir profundas diferenças em termos de doutrinas,1 2 3 partilhavam a crença que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ser humano individual.4 No existencialismo, o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo.5 Muitos existencialistas também viam as filosofias académicas e sistematizadas, no estilo e conteúdo, como sendo muito abstractas e longínquas das experiências humanas