Historia da filosofia conteporanea
CRSO DE FILOSOFIA - 5º TERMO
POLO DE PRESIDENTE PRUDENTE
1 – Explique a expressão existencialista “ a existência precede a essência”.
A existência precede a essência” , Eis a frase fundamental do existencialismo. Para podermos compreender o significado é preciso conhecer o que realmente que dizer essência, essa palavra é o que faz com que uma coisa seja o que é, e não outra coisa.
Como Satre, deu como exemplo o “Cortador de Papel “ podemos dar outro exemplo; a essência de uma mesa: é o ser mesmo da mesa, aquilo que faz com que ela seja realmente mesa e não cadeira.
Não importa que a mesa seja de madeira, ferro, fórmica, vidro, granito, que seja grande ou pequena: importa que tenha características que nos permitam usá-la como mesa.
Portanto nasce , nesse momento a noção que o homem possui duas naturezas, humana e divina. Humana por busca a construir algum objeto , que vai ser usado pelo próprio ser homem, Divina porque crê em Deus, como um ser superior, que criou todo o universo e dentro do universo a natureza que nós fornece a sobrevivência.
Porque segundo essa concepção, a essência do homem procede a existência, Satre , era ateu não acredita em Deus um ser superior, não acreditou nas histórias que Noé construiu uma arca, nela entrou casais de animais, e sua família, que ocorreu um dilúvio sobre a terra .
Por isso especifica que ao contrario das coisas e animais, no homem a existência precede a essência, isso significa que o homem primeiramente existe, e se descobre, surge no mundo, e que depois se define, como ele quer que seja, como ele se deseja após este impulso para a existência.
Se o homem é livre, é conseqüentemente responsável por tudo aquilo que escolhe e faz. A liberdade só possui significado na ação, na capacidade do homem de operar modificações no real.
Porque muitas das vezes o homem busca a liberdade, senti um vazio na sua vida, que cada dia é cheio de angústia, pois