Existe Racismo no Brasil?
O Brasil é considerado um país livre de preconceito, mas na realidade o que se vê no cotidiano é bastante adverso. Vários casos são levados freqüentemente à justiça por discriminação racial e o resultado da maioria é uma altíssima indenização às vitimas. Estes são os que se têm maior conhecimento, mas todos os dias acontecem atos de preconceito, de maior ou menor proporção que passam despercebidos. Expressões como “negro”, “mulatinho”, “crioulo” usadas de forma irônica são costumeiramente usadas como formas de discriminar.
Uma outra prova de que o racismo é presente no cotidiano das pessoas é a questão de cotas para negros. Esse sistema nada mais é que um preconceito claro em nossa frente. Se todos somos iguais, então não é preciso essa separação, já que temos as mesmas capacidades intelectuais. O racismo não é um fato hodierno. Ele provém da escravização negra e se prolonga até hoje. A maioria das pessoas pensam que só acontece racismo dos brancos em relação aos negros, todavia os próprios negros (alguns, não todos) também possuem racismo consigo mesmos.
Tal fato existe no Brasil, mesmo que seja em proporção menor se comparado a outros países, e isso continuará acontecendo até que todas as pessoas se conscientizem de que todas são iguais, sem distinção de cor e de qualquer outro aspecto. Assim se fará um presente e um futuro mais humanos.
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.
Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.
Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são