Exigências contemporanêas
Os métodos podem ser compreendidos como: conhecimento, ciência e pesquisa, sendo assim, fazem-se necessário a definição destes termos. Conhecimento pode ser definido como compreensão intelectual de um fato, mediado pelo domínio (técnico ou prático) de um assunto, uma ciência, ou técnica.
Tem se observado que na literatura especializada em metodologia científica, encontram-se definições diferenciadas dos tipos de conhecimentos que é classificado assim:
Conhecimento Empírico ou intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo, tais como: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões e distâncias. Pode ser definido também como o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos e imagens. Em latim, intuitos significa - ver.sendo assim, a intuição é uma visão direta e imediata do objeto do conhecimento, um contato direto e imediato com ele, sem necessidade de provas ou demonstrações para saber o que conhece.
Esse tipo de conhecimento é o necessário para a convivência do cotidiano, pois através dele é possível verificar o presente e fazer previsões sobre o que poderá ser feito no futuro, baseando-se na experiência e sendo transmitido pela tradição cultural (PRESTES, 2002, p.17).
Observa-se que a aquisição deste conhecimento não depende de estudos e pesquisas ou da aplicação de métodos, já que é assimilado por meio de experiências casuais, mediadas por acertos e erros.
O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é:
[...] aquele que resulta da investigação metódica,