Exercícios Sistema Circulatório
1) Descreva as diferenças anatômicas entre as artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias, correlacionando com a função destes vasos no transporte do sangue.
A função das artérias é a de transportar sangue sob alta pressão para os tecidos. Por esse motivo, têm fortes paredes vasculares, e nelas o sangue flui em alta velocidade.
As arteríolas são os pequenos ramos finais do sistema arterial; elas agem como condutos de controle pelos quais o sangue é liberado para os capilares. Elas têm forte parede vascular, capaz de ocluir completamente os vasos ou com seu relaxamento dilatá-los, multiplicando seu diâmetro, sendo capaz dessa forma de altera muito o fluxo de sanguíneo em cada tecido em resposta à sua necessidade.
A função dos capilares é troca de líquidos, nutrientes, eletrólitos, hormônios e outras substâncias entre o sangue e o líquido intersticial. Para exercer essa função, as paredes dos capilares são muito finas e têm numerosos minúsculos porros capilares permeáveis à água e outras pequenas substâncias moleculares.
As vênulas coletam o sangue dos capilares e de forma gradual coalescem, formando veias progressivamente maiores.
As veias funcionam como condutos para o transporte de sangue das vênulas de volta ao coração; além disso, atuam como importante reservatório de sangue extra. Como a pressão no sistema venoso é muito baixa, as paredes das veias são finas. Mesmo assim, são suficientemente musculares pare se contrair e expandir, agindo como reservatório controlável para o sangue extra de pequeno ou grande volume, de acordo com as necessidades da circulação.
2) O que é fluxo sanguíneo? Como pode ser medido o fluxo sanguíneo em um paciente? Fluxo sanguíneo significa a quantidade de sangue que passa por determinado ponto da circulação durante certo intervalo de tempo. Via de regra, o fluxo sanguíneo é expresso em milímetros por minuto ou litros por minuto.
O fluxo sanguíneo total na circulação de adulto em