Exercícios Resolvidos
R: Aqui temos que levar em consideração a complementariedade das bases, se a amostra possui 15% de timina, obrigatoriamente haverá 15% de adenina. Somando as duas, já temos 30% da amostra, mas e os outros 70%? 35% será de citosina e 35% de guanina, isso devido a complementariedade de bases. Então temos: A = 15%, T = 15%, C = 35% e G = 35%, totalizando 100% da amostra.
2. Se o conteúdo G+C de uma amostra de DNA é de 48%, quais são as proporções dos quatro nucleotídeos diferentes?
R: Para resolver este exercício você deve utilizar o mesmo raciocínio do exercício anterior, se G + C correspondem a 48%, G = 24% e C = 24%. Mas ainda faltam 52% da amostra, que são de A + T, então A = 26% e T = 26%.
3. Um determinado segmento de DNA tem, em um filamento, a sequência de nucleotídeos abaixo. Qual deve ser a sequência no outro filamento? ATTGGTGCATTACTTCAGCTCT
R: O filamento será: 3' - TAACCACGTAATGAAGTCCGAGA - 5'. Lembre-se, A-T e C-G, o contrário também é válido T-A e G-C.
4. Quais são as unidades funcionais do DNA que levam a informação sobre o desenvolvimento e a fisiologia?
R: As unidades funcionais do DNA são chamadas de genes (ou gens), que são uma seqüencia de bases nitrogenadas (Actina, Citosina, Timina e Guanina) que servem de moldes para a produção de um RNA mensageiro, responsável por, no citoplasma, sintetizar uma proteína.
5. Dois porquinhos-da-índia foram cruzados e durante vários anos produziram uma prole de 29 pretos e 9 brancos. Explique esses resultados, dando os genótipos dos genitores e da prole
R: Os pais são heterozigotos para a pelagem, onde o gene para pelagem preta é dominante sobre o gene para pelagem branca.
Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa.