EXERCÍCIOS – PROVA 05 2º ano – Prof. Rodney do Vale
01 - (Unicamp SP)
Câmeras fotográficas, celulares e computadores, todos veículos de comunicação, têm algo em comum: pilhas (baterias). Uma boa pilha deve ser econômica, estável, segura e leve. A pilha perfeita ainda não existe.
Simplificadamente, pode-se considerar que uma pilha seja constituída por dois eletrodos, sendo um deles o ânodo, formado por um metal facilmente oxidável, como ilustrado pela equação envolvendo o par íon / metal:
M = Mn+ + n e-
A capacidade eletroquímica de um eletrodo é definida como a quantidade teórica de carga elétrica produzida por grama de material consumido. A tabela a seguir mostra o potencial padrão de redução de cinco metais que poderiam ser utilizados, como anodos, em pilhas:
a) Considere para todas as possíveis pilhas que: o catodo seja sempre o mesmo, a carga total seja fixada num mesmo valor e que a prioridade seja dada para o peso da pilha. Qual seria o metal escolhido como ânodo? Justifique.
b) Considerando-se um mesmo catodo, qual seria o metal escolhido como anodo, se o potencial da pilha deve ser o mais elevado possível? Justifique.
02 - (Ufg GO)
As equações químicas das semi-reações, que ocorrem em uma pilha utilizada em aparelhos de audição, são:
ZnO(s) + H2O(l) + 2 e Zn(s) + 2OH (aq) Eo = 0,76V
HgO(s) + H2O(l) + 2 e Hg(l) + 2OH (aq) Eo = + 0,85V
a) Qual a equação global e o potencial-padrão da pilha?
b) Qual dos seguintes óxidos, Ag2O, Al2O3, MgO, poderia substituir o HgO nessa pilha? Justifique.
DADOS:
Ag+/Ag Eo = + 0,80V
Al3+/Al E0 = 1,66V
Mg2+/Mg Eo = 2,36V
03 - (Ufpel RS)
Uma pilha voltaica aproveita a eletricidade de uma reação química espontânea para acender uma lâmpada, como mostrado na figura abaixo. As tiras de