Resumo Carol
Alunos:__________________________________________ R.A.:____________ __________________________________________ R.A.:____________ __________________________________________ R.A:____________
Disciplina: ___________________________ Professora: __________________
RESUMO: O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA
O estudo da escola como organização de trabalho não é novo. Remonta aos pioneiros escolanovistas, na década de 30. Esses estudos se deram no âmbito da administração escolar e estiveram marcados por uma concepção burocrática, funcionalista, aproximando as características da organização escolar à organização empresa Na década de 80, a disciplina passou a ser denominada Organização do Trabalho Pedagógico.Tinha um enfoque crítico, frequentemente restrito à análise escolar dentro da organização do trabalho no capitalismo Nos planos de ensino adotados houve pouca preocupação com os aspectos propriamente organizacionais e técnico-administrativos, com base na dinâmica internada escola Dentro do estudo dos processos de organização e gestão da escola duas concepções se destacam, a científico-racional, marcada por uma visão burocrática e tecnicista da escola e a concepção sociocrítica marcada pela importância da interação social e sãs relações da escola com o contexto sociocultural e político. Porém, para além desta polarização graças a estudos recentes, emergiram outras quatro concepções acerca da organização e gestão: Sejam elas:
A concepção técnico-científica;
A concepção autogestionária;
A concepção interpretativa;
A interpretação demacrático-participativa.
As três últimas possuem trações comuns que as aproximam da concepção sociocrítica.
Essas concepções possuem traços gerais, mas raramente se apresentam de forma pura. Características de uma concepção podem ser encontradas em outras, embora sempre haja um estilo mais dominante.
Em relação à estrutura