Exercícios microeconomia
01 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QO = 48 + 10P e QD = 300 – 8P onde QO , QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso de demanda se o governo fixar o preço máximo em $10; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de demanda.
02 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QO = (2.000 + 1.000P e QD = 4.000 – 500P onde QO , QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso de oferta se o governo fixar o preço mínimo em $5; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de oferta.
03 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: P = 4 + 0,4QO e P = 16 – 0,2QD onde QO , QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso de demanda se o governo fixar o preço máximo em $10; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de demanda.
04 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QO = (2 + 2P e QD = 100 – 10P onde QO, QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso de oferta se o governo fixar o preço mínimo em $7; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de