Exercícios fisicos e saúde
A actividade física segundo Caspersen (1985) é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. A origem mais remota do exercício físico na história é de 3000 A. C. na China, quando o imperador guerreiro, Hoang Ti pensando no progresso do seu povo utilizava os exercícios físicos com finalidades higiénicas e terapêuticas além do carácter guerreiro. Mas foi somente na Idade Contemporânea que surgiu a ginástica localizada e a ginástica Calistenia, de onde foi tirado a base da educação física. Na época era destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres. O exercício físico tem o objectivo de alcançar a saúde e também a recreação.
A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Um estilo de vida activo, incluindo uma prática regular de exercício físico, como tem sido insistentemente sublinhado, permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo frequentemente salientados benefícios físicos e psicológicos associados à prática de exercício físico:
Na manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares;
Na prevenção ou redução da tensão arterial;
Aumento da capacidade de resposta do organismo para combater o stress;
Alívio da tensão muscular;
Redução da dor;
Melhor percepção de bem-estar;
Uma maior percepção de eficácia e controlo pessoal;
Período de actividade que possibilita um tempo de afastamento e distracção face aos problemas do quotidiano.
O exercício físico reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e bom funcionamento do sistema músculo-esquelético e