Exercícios disciplinares
Esse é um procedimento utilizado para interligação de eixos, tendo as seguintes funções: Ligar eixos de mecanismos diferentes; Permitir a sua separação para manutenção; ligar peças de eixos (que pelo seu comprimento não seja viável ou vantajoso a utilização de eixos inteiriços); minimizar as vibrações e choques transmitidos ao eixo movido no motor; compensar desalinhamento dos eixos ou introduzir flexibilidade mecânica.
Para o acoplamento do conjunto motor e redutor foi necessário o apoio de guindastes, para facilitar o posicionamento do mesmo.
Os Acoplamentos podem ser divididos em duas categorias gerais: os rígidos e os flexíveis ou complacentes. Nos acoplamentos rígidos, nenhum desalinhamento é permitido entre os eixos e são utilizados quando se necessita precisão e fidelidade. Já nos acoplamentos flexíveis permitem algum desalinhamento. Os desalinhamentos possíveis são: axial, angular, paralelo e torcional.
No decorrer do curso técnico mecânico, aprendemos as maneiras corretas de utilização de acoplamentos e os principais cuidados a serem tomados durante a montagem dos mesmos, tentamos absorver o máximo que aprendemos e colocar em prática durante a manutenção de um motor redutor, utilizado em uma retomadora de coque. Certificamos de que todos os elementos de ligação estejam bem instalados antes de iniciar os testes.
Para acoplar o conjunto motor-redutor, utilizaram-se Acoplamentos Elásticos para Motores Elétricos VD-FIX, porque são confeccionados com borracha nitrílica, resistente a óleo, poeira e água, além de absorver choques e vibrações provenientes das máquinas acionadas ou acionadoras. Não ouve dificuldade para esse procedimento. Esse é um dos procedimentos que necessita muita atenção, cuidados, acompanhamentos, conselhos de profissionais da área etc. Nessa etapa tive muitas informações e dicas de técnicos responsáveis pela manutenção.