Reciclagem de Lixo eletrônico
Uma oportunidade para a química
Hoje as pessoas trocam de celular por hora, pois no mundo existe mais de um celular por pessoa e a cada momento está surgindo novos modelos.
Os aparelhos celulares, DVDs, TVs, computadores são renovados constantemente e os ultrapassados tem um grande valor, por isso temos que fazer o descarte corretamente, para que possam serem transformados em novos aparelhos com novas utilidades.
Hoje em dia tem empresas especializadas em aparelhos descartados que recolhe os aparelhos de todo o mundo.
Em 2010, devido a lei do governo federal que obriga todas as empresas a coletar todo os tipos de lixo eletrônico e as lojas que comercializam tem a obrigação de recolher e levar ao centro de triagem mais próximo.
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos ensina como se descartar corretamente todos os tipos de resíduos sólidos. E o Brasil é o país que mais descarta e fabrica novos aparelhos e tem a responsabilidade de destinar corretamente todos os tipos de resíduos eletrônicos.
Na empresa de reciclagem cada aparelho é desmontado a mão por pessoas, e assim separando metais, plásticos, baterias, cada um para sua categoria e depois enviados para empresas especializadas em reciclagem.
Uma placa eletrônica de um computador vale dinheiro pois contem 17 tipos de metais, como o cobre, alumínio e o ouro, uma camada bem fina que pode ter até 30g de ouro.
Existe na Europa empresas que compram placas eletrônicas que extraem os metais e as carcaças plásticas dos eletrônicos são vendidas para empresas nacionais, são mais de 230 toneladas de resíduos plásticos. E é nessas empresas nacionais que entra em sena um mão de obra bem diferente; um especialista em cheiros que raspando um resíduo plástico consegue saber que tipo de plástico é e assim separando os vários tipos de plásticos.
Todos os plásticos separados é muído e limpo de resíduos, quanto mais puro for maior o valor, são separados aproximadamente 50kg por dia.
Na