SOFTWARES USADOS NA GESTÃO DE EMPRESAS
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os recursos e vantagens do uso dos softwares na gestão de organizações. Abordando desde o dimensionamento do aplicativo até os diferentes tipos de empresas e seus respectivos sistemas de gestão. Explicando também as vantagens e desvantagens de uma ferramenta pré-configurada e seu custo/benefício.
Palavras-chave: Software de Gestão, Gestão de pessoas, Gestor.
1. O QUE ENTENDEMOS SOBRE GESTÃO?
Sempre que falamos de gestão, pensamos em planejamento e organização. De certa forma, o objetivo da gestão é alcançar as metas em prol do sucesso.
Segundo Howard Carlisle, citado em Robbins (1999, p 49), “Gestão é definida como o processo pelo qual os elementos de um grupo são integrados, coordenados e/ou utilizados de forma eficaz e eficiente para atingir os objetivos organizacionais”.
Gestão é praticada todos os dias, por todos nós, seja por quem trabalha numa organização ou por uma dona de casa. “Gestão é a arte de saber o que você quer fazer da maneira melhor e mais barata”. (apud CHIAVENATO, 2003, p. 35).
2. DEFINIÇÃO DE SOFTWARE
Segundo Jorge Fernandes, uma definição clássica de software é:
Software é uma sentença escrita em uma linguagem computável, para a qual existe uma máquina (computável) capaz de interpretá-la. A sentença (o software) é composta por uma sequência de instruções (comandos) e declarações de dados, armazenável em meio digital. Ao interpretar o software, a máquina computável é
2
direcionada à realização de tarefas especificamente planejadas, para as quais o software foi projetado. (FERNANDES...,2013)
O software é fruto das capacidades intelectuais e criativas do ser humano, que nos auxiliam nas mais diversas tarefas, incluindo as de planejamento das organizações e de gestão.
Nos dias de hoje, o uso de computadores (desktops, laptops, tablets) é essencial para